domingo, 15 de agosto de 2010
Samba vira desenho
"Qualidade na simplicidade marca adaptação de música de Noel Rosa para a literatura infantil
A relação de Noel Rosa com os artefatos da modernidade de seu tempo são um capítulo à parte em sua obra - lapidar em sua sincera irritação, por exemplo, com o cinema. Paródia aos astros musculosos de Hollywood, Tarzan, o Filho do Alfaiate arranca sua graça do sujeito vítima dos padrões estéticos que a indústria cultural americana impunha nos anos 30. O protagonista da composição é um pele-osso que, para ajustar-se à moda, disfarça como pode a própria anorexia.
O grupo editorial Saraiva relê como livro infantil a música de Noel e Vadico. Tarzan, o Filho do Alfaiate (editora Formato, R$ 19,90), a versão para crianças da canção - primeira de outras composições populares a virar livro infantil pela coleção Forrobodó - revela leveza no trato do tema e originalidade linguística.
As ilustrações de Rafael Silveira (autor de Pop Surreal e das imagens do álbum da banda Skank, de 2008) materializam a letra de forma irrealista, o que dá ao material um efeito de sonho. À camada de memória musical e afetiva, de quem conhece a música, soma-se essa que dribla as referências originais dos compositores, algumas delas perdidas no tempo. O resultado continua conversa de botequim, mas com jeitão de criança. (LCPJ)"
In: http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=12080
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário